Bom dia, Seja bem vindo! 30/9/2014 - 10:48

Home     Localização     Fale Conosco     Nossos Clientes
 

         Certidões

         Sindicatos - WEB

         Atalho de Site Uteis

         Certidões

         Hot Links

         Localização

         Quem somos

Login 
Senha 

    01/03/2013
  O CORRETO PREENCHIMENTO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS
    02/12/2010
  OMISSÃO DE RECEITAS - ASPECTOS FISCAIS
    02/12/2010
  COMENTARIOS DA LEI 11638/2007
    06/09/2011
  CUSTOS E DESPESAS
    09/11/2011
  NOVO SUPER SIMPLES - VANTAGENS E DESVANTAGENS


DACON E O LUCRO PRESUMIDO

A Receita Federal editou a instrução Normativa RFB nº 1.305, de 26.12.2012, dispensando da entrega do Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon) relativo a fatos geradores ocorridos a partir 1º de janeiro de 2013, para as pessoas jurídi

Nenhuma visita até o momento.

    Notícia: CUSTOS E DESPESAS

CUSTO OU DESPESA?

Cabe destacar a  importância para a gestão de negócios, a correta diferenciação dos gastos em custos e despesas se faz necessária já que a contabilidade trata ambas de formas distintas. Contabilmente os custos integram diretamente o valor dos estoques, já as despesas são deduzidas diretamente do resultado do exercício do exercício.

Custo   

A NPC nº. 2 do IBRACON, relata que o custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para aquisição, conversão e outros procedimentos úteis para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou prestação de serviços que fazem parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.

O valor líquido de realização é o preço estimado de venda no curso dos negócios da entidade, deduzidos os custos necessários para completar o produto e aqueles gastos adicionais para efetuar a venda ou dela decorrentes (impostos, descontos comerciais, comissões, etc).

Despesa

Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração, manutenção de veículos, conservação e reparos, lanches e refeições, cantina, etc.

De que maneira identificamos se uma aquisição é custo ou despesa.

 Exemplo o desembolso com propaganda e publicidade

Aplicando a análise acima veremos que ao cortar gastos com publicidade e propaganda não teríamos alteração na produção de estoques, somente uma possível queda nas vendas. Portanto trata-se de uma despesa.

Quadro Comparativo: Custos x Despesas

Custos

Despesas

Gastos de produção vinculados diretamente aos Produtos/Serviços: Matéria prima, MO e encargos, etc.

 

Gastos administrativos e de vendas, não se identificam diretamente à produção: Salários e encargos da administração, propaganda, aluguel, depreciação, etc.

 

 

 

 

 

 

 

A  contabilidade de custos integrada à contabilidade financeira para  empresas, proporciona uma visão gerencial dos negócios, e consequentemente a redução de impostos e contribuições.  Todo o dispêndio e/ou gasto mensal, tais como: Mão de obra direta e indireta, os encargos sociais  incorridos no mês, a matéria prima,  (custos variáveis);  (aluguel, luz, água, seguro, manutenção de equipamentos, depreciação, etc, (custos fixos); as férias, 13º salário, inss e fgts  s/13º salário, feriados, aviso prévio, auxilio doença, fgts sobre rescisões, são componentes essenciais para se conhecer o custo final do produto e/ou serviço, e através deste recurso estabelecer o valor real   de venda, evitando distorções. 

 

 

Universo Contabilidade.

Voltar

Av. Souza Naves, 647 - São José dos Pinhais/PR - Fone: 41 - 3283-1181

By Svierzoski